Como aparecer no Google Shopping

Como aparecer no Google Shopping

O Google Shopping é um comparador de preços assim como o Buscapé. É uma ótima opção para quem possui uma Loja Virtual, pois a conversão de vendas pode ser muito maior no Google Shopping do que utilizando o Adwords para divulgação.

O principal motivo que leva o Google Shopping a ser mais eficiente, em relação a Custo X Benefício, é que ele faz uma filtragem da variedade de preços e lojas sem a necessidade do usuário clicar em diversos anúncios para decidir a sua compra. Nessa filtragem, o usuário decide em qual loja fará a compra antes mesmo do clique, que é pago pela loja virtual que está anunciando o produto.
google_shopping_x_Adwords

Na imagem é possível perceber o filtro que é feito sem a necessidade dos cliques nos anúncios. O principal foco é ter uma alta relação entre Clique X Venda, uma vez que seu produto oferecido está com as informações claras para o usuário, o mesmo não precisa clicar caso não tenha interesse de efetivar a compra, e ao mesmo tempo o anunciante não precisa pagar por essa pesquisa do usuário.
Ativando o Google Shopping

O processo é trabalhoso e exige atenção, fizemos um passo a passo para te ajudar, mas se você quiser que nossa agência faça toda a parte “chata” e você foque apenas nas vendas, pode parar a leitura aqui e pedir um orçamento sem compromisso.

Quer tentar? Vamos lá!

Acesse o Google Merchant Center – www.google.com.br/merchants
Crie o seu login ou entre com sua conta já cadastrada no Adwords.

A primeira tela que irá entrar será essa:

google shopping

Nessa primeira etapa vamos comprovar para o Google que o site é seu.
Em Painel – clique em Configurações -> Geral

google_shopping_x_Adwords-configuracoes

Clique em Editar configurações e preencha os campos solicitados.

Após preencher o cadastro e clicar em Salvar o Google irá solicitar que você confirme sua URL (endereço do seu site) na ferramenta Google para webmasters:

WebMasters

Precisa de AJUDA? Não prefere que eu cuide de tudo isso para você?
São anos de experiência e ainda não está nem 30% concluído com as etapas.

Você terá 4 opções para fazer essa validação do site, a mais fácil e rápida é essa que está selecionada.
Caso trabalhe com algum plataforma pronta de Loja virtual, provavelmente ela terá internamente uma área onde você consegue inserir esse código no cabeçalho.

Feito isso sua loja está parcialmente autorizada aos anúncios.
Agora vamos cadastrar os produtos que serão anunciados:

No Painel -> Feeds de Dados -> clique no botão [+FEEDS DE DADOS]

Cadastro_feedsprodutos

Essa etapa agora é bem fácil e explicativa. Preencha os dados conforme solicitado e clique em Continuar.
Ele irá apresentar 3 possibilidade de você subir sua lista de arquivos.

1 – Google Spreadsheets – Você edita os produtos em uma planilha
2 – Update Automático –  Sua Plataforma contratada para Loja precisa ter um sistema integrado com o Google.
3 – Uploads regulares – Envio por FTP manualmente ou Google Cloud Storage.

A segunda opção é a mais fácil, pois ele subira os produtos automaticamente a partir de sua seleção, mas caso não exista esta integração temos que cadastrar manualmente todos os produtos.

Planilha Feed

Selecionando a opção Google Spreadsheets e ele irá criar uma planilha modelo dentro do Google DOCs e você poderá editá-la passo a passo dentro modelo criado. Cadastre quantos produtos quiser seguindo as colunas correspondentes.

editar_planilha

Dentro da planilha ele possui alguns links com tutorias apresentando cada item que poderá ser preenchido com os detalhes do produto.

Acabou de cadastrar a planilha? O Google irá fazer uma verificação e pode demorar até 5 dias para liberar seus produtos para o anúncio.

Cansado? Estamos aqui ainda para te ajudar…
Vamos iniciar agora a etapa de habilitar o Google Shopping no Adwords.

Em Painel -> Configuração ->  Google Adwords

adwords

Clique nesse link selecionado para o Google te jogar dentro da plataforma, onde você fará o gerenciamento dos anúncios de seus produtos.