Os dois anos de pandemia mostraram que o futuro do mercado está no e-commerce. Essa estratégia de venda é vantajosa tanto para grandes empresas quanto para pessoas que buscam empreender sem ter altos custos iniciais, fato que facilita a entrada no mundo dos lojistas. Sendo um espaço lotado de empreendedores.
No primeiro trimestre de 2021, as compras online representaram cerca de 35,2 milhões em valores. Ou seja, 72,2% das compras realizadas neste período foram feitas em e-commerce. Além disso, boa parte dos compradores migraram para a compra online após o início da pandemia e pretendem continuar!
Considerando isso, é possível compreender que o mercado digital vai se tornar cada vez mais competitivo. Dessa forma, o planejamento é essencial, você já deve se preparar para o ano que vem. Por isso, confira 6 tendências para o e-commerce em 2022:
Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico. Essa estratégia garante atendimento centralizado e gestão logística mais eficiente, visto que informações recebidas em diferentes canais poderão ser compreendidas de forma simultânea.
Esta prática tem sido impulsionada pelo Google, que ajustou seu algoritmo para entender melhor as buscas por voz. Tudo o que agiliza o processo de comunicação e compra tende a ser muito forte entre os usuários. A crescente demanda por podcasts e o grande volume de mensagens de voz encaminhadas no WhatsApp, por exemplo, são prova disso. Assistentes de voz como Siri, Alexa, Assistente do Google, entre outros, ficarão ainda mais presentes em nossas vidas.
Outro mercado acelerado pela pandemia foi o de produtos usados. Segundo uma pesquisa realizada pela OLX em 2020, 39% dos brasileiros entrevistados já compraram algum produto usado na internet. Dentre eles, 45% o fizeram após o surto de Covid-19. Isso ocorre, pois os consumidores valorizam cada vez mais valores como sustentabilidade. Além disso, é uma oportunidade de um novo segmento para o negócio e melhora a experiência de compra de produtos de segunda mão.
Os consumidores estão cada vez mais interessados em comprar de marcas que compartilham seus ideais. Um ótimo exemplo é o iFood, que passou a informar aos clientes quais restaurantes adotam práticas sustentáveis, estimulando o consumo consciente. Seguindo essa mesma linha, temos ainda o marketing social, no qual empresas promovem e divulgam ações que causam um impacto positivo em âmbitos sociais ou ambientais. A ideia é engajar e estimular esse comportamento.
Personalização é tudo! O motivo pelo qual as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais é bem simples: o algoritmo sabe do que gostamos e, com isso, consegue prender nossa atenção. Assim, marcas que passarem a oferecer atendimento personalizado vão se destacar no mercado e serão lembradas pelos usuários. Rastrear o comportamento de um usuário no seu site e proporcionar interações baseadas nisso já pode ser um diferencial. E, se seu site possuir uma política de privacidade e um aviso de cookies, você está dentro das regras.
A realidade aumentada ainda é uma tendência do e-commerce que está em ascensão. A estratégia consiste em usar a tecnologia para oferecer uma experiência de compra mais dinâmica. Lojas de roupa e acessórios, por exemplo, permitiriam que o cliente experimentasse os itens de forma online para sentir mais segurança antes de comprar. Ou no mercado de móveis, essa tecnologia ajuda os consumidores a visualizar os móveis em seus cômodos, apenas apontando a câmera do celular para um canto de casa e ver como o item ficaria.
Veja também como escalonar seu negócio pelo e-commerce. E continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre marketing digital!