Escalonar um negócio significa aumentar a capacidade que uma empresa tem de crescer, atendendo suas demandas, sem perder o foco em sua proposta de valor. Ou seja, expandir seus negócios e aumentar seu faturamento, mas mantendo sua qualidade e seus diferenciais. Para isso, é importante estudar o mercado em que está inserido e analisar as possibilidades de lucro.
A melhor parte é que nem sempre é preciso aumentar automaticamente o investimento para escalonar seu negócio. Geralmente, o investimento em tecnologias como e-commerce e redes sociais são o suficiente para crescer e obter resultados positivos.
Antes de tudo, invista tempo na elaboração de um planejamento de marketing digital. Saiba quais canais de comunicação sua empresa irá focar, quais os funcionários e os equipamentos necessários para a produção de conteúdo e defina um cronograma de publicação. Pesquise assuntos que estejam em alta, pergunte ao público o que eles querem, compare com a concorrência. O importante é estar sempre atualizado.
Não basta ter perfis em redes sociais, é preciso ter engajamento nelas para que o retorno seja positivo. Procure maneiras de interagir com seu público, faça enquetes e abra espaço para eles falarem com você, o stories do Instagram é perfeito para isso. Marque funcionários, parceiros e clientes nos posts, incentivando-os a divulgarem o seu conteúdo nos respectivos perfis. Quanto maior o engajamento, maior o reconhecimento da sua empresa e melhor a imagem que ela vai passar.
Escalabilidade também significa fazer mais com menos. Tornar o seu negócio mais competitivo não requer necessariamente investir mais dinheiro. Por isso, avaliar os recursos disponíveis e entender como eles podem ser melhor aproveitados faz toda a diferença.
O mundo comercial não é uma ciência exata, por isso, esteja aberto para críticas e disposto a evoluir. Fique atento às opiniões dos seus clientes e use-os a seu favor! Procure melhorar e aceitar sugestões, ou explicar dúvidas que possam ter gerado certo desconforto. No caso dos feedbacks positivos, destaque-os de forma que novos clientes possam ver. Esse monitoramento permitirá identificar o que não funciona e as prioridades de mudança.
Se você tiver orçamento disponível, investir em estratégias de tráfego pago pode trazer mais visibilidade online para sua empresa, por exemplo, Google Ads ou Instagram Ads. Use anúncios altamente direcionados para ter uma boa taxa de conversão. Define o seu público-alvo, considerando idade, personalidade, localização, entre outros fatores.
Os influenciadores digitais estão cada vez mais em alta e sua influência sobre determinada audiência é real. Por isso, comece a pensar em parcerias com influenciadores para divulgar seu produto ou serviço nas redes sociais deles. Mas antes de procurar parcerias, estude o público-alvo de cada um para que seja compatível com o seu.
Mas, antes de tudo, tenha certeza de que seu negócio está pronto para escalonar. Escolhendo a estratégia correta, você vai com sucesso transformar o seu negócio em uma marca próspera e crescente. E a Indexnet está à disposição para te ajudar nesse processo, entre em contato conosco!