Conversar com seus amigos ou uma marca no Facebook Messenger se tornou muito mais fácil.
Em seu novo update para o Facebook Messenger foi apresentado na última quinta-feira (07/04), o Messenger Codes – que nada mais é do que um circulo com códigos criptografados em volta da foto do perfil pessoal, que quando escaneado, inicia-se uma conversa com aquela pessoa.
O Facebook também lançou os Messenger Links – que são URLs encurtadas para instigar o usuário a compartilhar seu perfil pessoal no formato:
http://m.me/nomdedousuario
A novidade foi anunciada pelas duas maiores personalidades do Facebook, o CEO Mark Zuckerberg, que na apresentação da nova ferramenta compartilhou o Messenger Code de seu cão, para demonstrar a sua funcionalidade, e David Marcus, DIretor responsável pelo Messenger.
Se Messenger Code lhe soa familiar, é porque o aplicativo Snapchat tem um recurso semelhante desde janeiro de 2015, chamado Snapcodes. Para o Facebook, no entanto, a atualização pode ser a responsável em trazer empresas no Messenger. Em um post no blog do Facebook, Mark explicou como esses novos recursos vão torná-lo simples para os usuários que querem iniciar uma conversa com uma FanPage de uma empresa.
“As empresas podem usar os Messenger Links e os Messenger Codes em anúncios, em seu site ou em qualquer outro canal de marketing para levar as pessoas a alcançá-los diretamente”, disse Zuckerberg no post.
Empresas que possuem FanPages ganham algumas opções adicionais para deixar a conversa com os seus consumidores mais agradável. Page usernames vão começar a aparecer nas páginas (embaixo do título da página) e as FanPages também irão ter acesso aos Messenger Greetings, que são pequenas mensagens de texto que irão aparecer em um novo tópico antes de todas as mensagem serem enviadas. Os Greetings poderão ser criados e editados na página de configuração do Messenger .
Em um post no Facebook, Marcus também compartilhou que o Messenger agora tem mais de 900 milhões de usuários ativos – um dado não muito surpreendente, dado que as forças do Facebook são os usuários móveis, que utilizam o Messenger para conversar entre si, mas ainda um número formidável. Há também mais de 1 bilhão de mensagens enviadas a cada mês entre as pessoas no Messenger e Business e Pages, comentou Marcus.
E você o que achou dessa novidade? Será que facilitará ou ao contrário, complicará ainda mais os processos de comunicação entre consumidor e marca?