Se antes o Facebook rejeitava anúncios com mais de 20% de texto, agora os anúncios com mais texto são aceitos, mas aqueles com até 20% terão mais destaque.
Uma das regras existentes para anunciar no Facebook dizia que a imagem do post não poderia conter mais do que 20% de texto. Mas a rede social mudou isso.
A regra não necessariamente acabou, mas foi atualizada. Se antes o Facebook rejeitava anúncios com mais de 20% de texto, agora os anúncios com mais texto podem ser aceitos, mas aqueles com até 20% continuam tendo mais destaque.
Em um primeiro momento, a mudança pode parecer boa, pois a limitação era sempre vista como um obstáculo para alguns. Mas talvez não seja o caso de ser tão otimista.
De acordo com o Product Marketing Manager do Facebook, Afsheen Ali, pesquisas mostraram que as pessoas preferem anúncios com menos texto.
Além disso, segundo Ali, a regra que proibia anúncios com mais de 20% de texto era confusa, já que não ficava claro que um anúncio não estava de acordo com a política do Facebook até que ele tivesse sido submetido para análise.
Por isso, a ideia na nova solução é dar mais flexibilidade ao anunciante, ao mesmo tempo em que se mantém uma boa experiência para os usuários da rede social. O teste, que começou em abril, será disponibilizado gradualmente para todos os anunciantes.
Na nova ferramenta, a grid tool deixa de existir. A análise agora é baseada em quatro categorias de concentração de texto:
Estas classificações indicam ao anunciante o nível de qualidade do anúncio na plataforma de acordo com a quantidade de texto encontrada na imagem.
Qualificação: OK
O Facebook ainda dá preferência para quem usa pouco ou nenhum texto nas imagens. Se for categorizada como OK, não haverá restrições no alcance da publicação.
Qualificação: Low (Baixa)
Com essa classificação, seus anúncios podem ter o alcance restringido.
Qualificação: Medium (Média)
Nessa categoria, sua imagem alcançará ainda menos pessoas.
Qualificação: High (Alta)
Caso seja classificado como alta concentração de texto, é possível que seu anúncio não atinja nenhuma audiência.
O Facebook tem uma ferramenta chamada Text Overlay, que permite fazer upload da imagem para ver se a concentração de texto está acima ou abaixo de 20%.
Essa ferramenta foi atualizada e agora você pode ter um feedback instantâneo a respeito da quantidade de texto que cada anúncio possui, além da categoria em que ele se enquadra (Ok, Low, Medium ou High).
Além do mais, sempre que você criar uma nova campanha no gerenciador de anúncios ou no Power Editor, você receberá um aviso caso a quantidade de texto no anúncio possa limitar o alcance.
O próprio Facebook publicou algumas dicas aos anunciantes para que seus anúncios estejam dentro da regra dos 20% e não sofram penalizações.
A regra não se aplica a:
E o que não é considerado exceção em uma imagem e conta como texto?
O Facebook facilitou o processo, tornando-o menos rígido. Mas ainda é preciso ficar atento, pois existem consequências previstas para os anunciantes que passem dos 20% de concentração de texto. Essa atualização permite fazer testes, mas usar pouco texto nas imagens dos seus anúncios continua sendo a melhor ideia.