O que significa CX e UX?

O que significa CX e UX?

Hoje, com o mundo digital a todo vapor, tudo se torna ainda mais ágil e fácil. A comunicação possibilita que todos possam expor suas opiniões e também consumir as de outras pessoas. Aliás, não dá para negar que atualmente o cliente é dono do que quer consumir, quando, onde e da forma que ele bem entender.

Clientes satisfeitos geram audiência positiva. Quando estão insatisfeitos, audiência negativa e degradação da empresa e marca. Por isso, muitos empresários e empreendedores dizem que estamos vivendo a Era do Cliente. Nesse contexto, percebe-se que termos como CX e UX estão cada vez mais presentes no mercado, mas costumam causar algumas dúvidas em quem não está acostumado a lidar com eles.

Clientes satisfeitos geram audiência positiva. Insatisfeitos, audiência negativa e degradação da empresa. Por isso, muitos empresários dizem que vivemos a Era do Cliente. Termos como CX e UX estão cada vez mais presentes, mas podem causar dúvidas em quem não está acostumado a lidar com eles

A Indexnet está aqui para te explicar:

 

O QUE É CX?

CX é a sigla para customer experience e significa “experiência do consumidor”. O CX engloba a experiência completa de um cliente com uma marca e passa por todos os pontos de interação de uma empresa com ele: canais de atendimento, conteúdo de blogs, redes sociais, e-mails, site, aplicativos, marketing, suporte e pós-venda também.

Por meio do CX, os clientes criam impressões, percepções, sentimentos e memórias em relação à marca ao longo da jornada do consumidor, por isso, é importante dedicar uma atenção especial a esse conceito. Em suma, o customer experience está mais relacionado à história de um cliente com uma marca e suas diferentes percepções sobre ela.

 

O QUE É UX?

UX é a sigla para user experience e significa “experiência do usuário”. O termo está relacionado à experiência que os usuários têm com produtos e serviços de uma empresa, visando torná-los desejáveis, eficientes, intuitivos e atrativos. Os usuários esperam que o uso seja fácil e desejam encontrar rapidamente as soluções que procuram, sem dificuldades

É para isso que serve o UX. Para encontrar oportunidades de melhorias, o profissional de user experience pode fazer entrevistas com os clientes, enviar pesquisas de satisfação e também usar o produto em si para entender o que precisa ser aprimorado na experiência.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CX E UX?

A diferença entre CX e UX é que o customer experience (CX) é mais abrangente que o user experience (UX), já que está relacionado a pontos de contato além do produto. Isto é, o CX engloba a experiência como um todo de um cliente com a marca, enquanto o UX trata especificamente da relação do usuário com os produtos.

Pode-se dizer que o UX faz parte do CX, mas não o contrário. Além disso, essas duas estratégias atuam de forma complementar, já que o customer experience fará com que um cliente se fidelize à marca e o user experience será responsável por garantir a satisfação com os produtos da mesma.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre CX e UX ou outros termos, entre em contato conosco! Para mais informações, continue acompanhando nosso blog.

Tags: CX UX