Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação, especialmente a internet, o marketing evoluiu para o chamado marketing eletrônico, e-marketing ou marketing digital, conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida” (LIMEIRA, Tania Maria Vidigal.E-Marketing: O marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003)
O que isso quer dizer? Não existe uma fórmula para fazer o marketing digital, ele é apenas o marketing tradicional adaptado para novas ferramentas, mas uma coisa é certa, muitos empresários brasileiros ainda não entenderam a importância de investir numa rede social ou Google Adwords.
A única certeza que temos é de que nos últimos anos o comportamento dos consumidores mudou muito e marketing de massa não é o mais efetivo para a busca de novos clientes e nem a fidelização dos já existentes.
Atualmente, os clientes estão mais exigentes, tem mais informações e decidem o que querem ver ou consumir. Por isso, as empresas precisam se adaptar aos novos perfis dos clientes.
Panfletos, Outdoors e outros tipos de anúncios ainda são efetivos, mas é a empresa que vai até o consumidor, a tecnologia possibilita que seus clientes ou futuros venham até você e que tenha acesso a informações criadas estrategicamente para interagir com o público certo.
Um marketing não é melhor que o outro, mas a intenção é de que eles sejam igualados, pois o digital é uma versão do tradicional, porém melhorada. Estão todos conectados e o marketing de massa agora está com uma roupagem diferente, digital e segmentada.