Rede social é o novo SAC das empresas

Rede social é o novo SAC das empresas - Indexnet

Rede social é o novo SAC das empresas

Uma das lições que a pandemia deixou para o empreendedorismo foi que a presença e a visibilidade online são essenciais para todo e qualquer negócio. Rede social é o novo SAC das empresas, onde a interação através de curtidas, comentários e compartilhamentos transformou essas plataformas em canais essenciais para o atendimento ao cliente.

E isso também pode ser percebido nas redes sociais, onde a possibilidade de curtir, comentar e compartilhar tornou essas ferramentas um possível SAC da empresa para os consumidores.

SAC é a sigla para Serviço de Atendimento ao Cliente. Ela representa um canal que serve para o cliente tirar dúvidas, dar sugestões, obter informações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos.

Antigamente, o SAC era feito por telefone, correios e até presencialmente. Mas atualmente a rede social é o novo SAC das empresas, um único aparelho de celular pode proporcionar inúmeros meios de comunicação entre o cliente e a marca. Telefone, SMS, WhatsApp, E-mail, Site, Telegram, Messenger, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre vários outros.

Agora, a Indexnet te explica qual a importância de utilizar redes sociais como SAC:

 

REDE SOCIAL É UMA VIA DE MÃO DUPLA

Caso sua marca já esteja presente nas redes sociais, ela já possui um tipo de relação com seu público, mostrou sua identidade, conceito, linha de produtos e serviços, fez posts. Automaticamente, você também deu liberdade para seu cliente falar com a sua marca. Rede social é uma via de duas mãos. Ou seja, ao mesmo tempo que você fala, deve saber ouvir seus clientes. É nesse ponto que muitas empresas pecam.

 

Ouvir o que o cliente tem a dizer muitas vezes significa ouvir reclamação sobre seu produto, e isso realmente é chato. Porém, é um dever da marca. Alémdo mais, fortalece, pois ajuda a enxergar pontos que podem deixar outros clientes insatisfeitos.

 

FACILIDADE NA COLHEITA DE FEEDBACKS

Aplicar pesquisas de satisfação é um método muito comum de empresas colherem o feedback de seus respectivos clientes. Entretanto, muitas pessoas têm preguiça ou esquecem de preencher a pesquisa. Já no meio online, o consumidor realiza o feedback muitas vezes sem perceber que o fez. É instantâneo, rápido, fácil e de graça.

 

A quantidade de likes e compartilhamentos, o teor dos comentários, saber quem segue a página. Tudo isso ajuda o empreendedor a analisar o desempenho de seu produto/serviço de forma rápida e fácil. Os aplicativos de trafego pago possuem ferramentas específicas para realizar essas análises.

 

INFLUÊNCIA PARA NOVOS CLIENTES

Você provavelmente já consultou as redes sociais de uma empresa antes de adquirir um produto. E se não gostou dos comentários de antigos clientes, provavelmente, desistiu da compra. Todo consumidor tem o mesmo comportamento. Por isso, um bom serviço de atendimento ao consumidor é importante, e se isso for feito através das redes sociais, é mais importante ainda. O maior desafio é converter um comentário negativo em venda.

 

Quando o cliente se sente prejudicado, ele automaticamente cria um sentimento ruim em relação a marca, e se ele tiver a possibilidade de não recomendar essa empresa para seus amigos, ele vai fazer. Cabe a sua empresa minimizar a situação e tentar resolver o problema do seu cliente, pois se ele consumiu seu produto, é porque ele acreditou na sua empresa.

 

Você mesmo pode comprovar a teoria de que a rede social é o novo SAC das empresas. Navegue pelo Facebook ou Instagram, em pouco tempo vai encontrar algum amigo falando sobre uma experiência com uma marca. E se engana quem pensa que feedbacks negativos só ocorrem com grandes empresas, pois, se o seu produto está no mercado, você está sujeito a isso também.

 

A Indexnet está à disposição para te ajudar com as redes sociais e até com a divulgação de sua empresa. O que está esperando? Entre em contato!