Uma das lições que a pandemia deixou para o empreendedorismo foi que a presença e a visibilidade online são essenciais para todo e qualquer negócio. Rede social é o novo SAC das empresas, onde a interação através de curtidas, comentários e compartilhamentos transformou essas plataformas em canais essenciais para o atendimento ao cliente.
E isso também pode ser percebido nas redes sociais, onde a possibilidade de curtir, comentar e compartilhar tornou essas ferramentas um possível SAC da empresa para os consumidores.
SAC é a sigla para Serviço de Atendimento ao Cliente. Ela representa um canal que serve para o cliente tirar dúvidas, dar sugestões, obter informações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos.
Antigamente, o SAC era feito por telefone, correios e até presencialmente. Mas atualmente a rede social é o novo SAC das empresas, um único aparelho de celular pode proporcionar inúmeros meios de comunicação entre o cliente e a marca. Telefone, SMS, WhatsApp, E-mail, Site, Telegram, Messenger, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre vários outros.
Agora, a Indexnet te explica qual a importância de utilizar redes sociais como SAC:
Caso sua marca já esteja presente nas redes sociais, ela já possui um tipo de relação com seu público, mostrou sua identidade, conceito, linha de produtos e serviços, fez posts. Automaticamente, você também deu liberdade para seu cliente falar com a sua marca. Rede social é uma via de duas mãos. Ou seja, ao mesmo tempo que você fala, deve saber ouvir seus clientes. É nesse ponto que muitas empresas pecam.
Ouvir o que o cliente tem a dizer muitas vezes significa ouvir reclamação sobre seu produto, e isso realmente é chato. Porém, é um dever da marca. Alémdo mais, fortalece, pois ajuda a enxergar pontos que podem deixar outros clientes insatisfeitos.
Aplicar pesquisas de satisfação é um método muito comum de empresas colherem o feedback de seus respectivos clientes. Entretanto, muitas pessoas têm preguiça ou esquecem de preencher a pesquisa. Já no meio online, o consumidor realiza o feedback muitas vezes sem perceber que o fez. É instantâneo, rápido, fácil e de graça.
A quantidade de likes e compartilhamentos, o teor dos comentários, saber quem segue a página. Tudo isso ajuda o empreendedor a analisar o desempenho de seu produto/serviço de forma rápida e fácil. Os aplicativos de trafego pago possuem ferramentas específicas para realizar essas análises.
Você provavelmente já consultou as redes sociais de uma empresa antes de adquirir um produto. E se não gostou dos comentários de antigos clientes, provavelmente, desistiu da compra. Todo consumidor tem o mesmo comportamento. Por isso, um bom serviço de atendimento ao consumidor é importante, e se isso for feito através das redes sociais, é mais importante ainda. O maior desafio é converter um comentário negativo em venda.
Quando o cliente se sente prejudicado, ele automaticamente cria um sentimento ruim em relação a marca, e se ele tiver a possibilidade de não recomendar essa empresa para seus amigos, ele vai fazer. Cabe a sua empresa minimizar a situação e tentar resolver o problema do seu cliente, pois se ele consumiu seu produto, é porque ele acreditou na sua empresa.
Você mesmo pode comprovar a teoria de que a rede social é o novo SAC das empresas. Navegue pelo Facebook ou Instagram, em pouco tempo vai encontrar algum amigo falando sobre uma experiência com uma marca. E se engana quem pensa que feedbacks negativos só ocorrem com grandes empresas, pois, se o seu produto está no mercado, você está sujeito a isso também.
A Indexnet está à disposição para te ajudar com as redes sociais e até com a divulgação de sua empresa. O que está esperando? Entre em contato!